NUTRITION AWARDS 2012

PRODUTO INOVAÇÃO

Vencedor - “_STUFA – Ready, Set, Grow – Uma horta no parapeito da janela”, da autoria de Rita Ramos e Diogo Almeida. O produto inovação consiste na criação de uma “experiência” que permite a qualquer pessoa plantar, colher e cozinhar os seus próprios temperos, com as ervas aromáticas. Para além de outras variedades de sementes, o projeto pretende criar vasos próprios com sistema de auto-rega, uma aplicação para telemóvel, edições especiais com plantas e receitas típicas e kits temáticos.

SERVIÇO INOVAÇÃO

Vencedor - “Pimenta Laranja – Refeições Biológicas”, da responsabilidade de Rita Margarido. A Pimenta Laranja veio revolucionar o conceito de fast food ao inaugurar, em Novembro de 2011, um restaurante e take away com refeições biológicas a preços competitivos. Em Maio iniciou-se a segunda vertente de negócio, em que os clientes podem comprar receitas elaboradas por chefes de renome e balanceadas nutricionalmente por nutricionistas. O projeto contempla também a entrega ao domicílio de produtos biológicos e o serviço de catering biológico para eventos.

1ª Menção Honrosa - “Vitamimos: Centro de Educação Alimentar” é um projeto do VITAMIMOS, instalado no Parque Municipal Quinta da Alagoa – Carcavelos e constitui uma iniciativa no âmbito da Educação e Promoção da Saúde. Tem por objectivo motivar para a criação de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis. As suas intervenções utilizam as metodologias “learning by doing” e “learning by eating” e visam capacitar as crianças e os jovens a cuidar de si próprios e influenciar positivamente os outros.

2ª Menção Honrosa - “Aproveitamento Integral dos Alimentos” da responsabilidade da Eurest Portugal, surge com o objectivo de aumentar a informação sobre os princípios nutricionais e promove a utilização de cascas, talos, folhas, polpa e sementes, visando diminuir os gastos inerentes à alimentação, reduzindo o desperdício de alimentos e aumentar a qualidade nutricional das refeições. Actualmente apenas 40% das frutas e hortaliças são aproveitadas, desperdiçando assim toneladas de recursos alimentares perfeitamente viáveis.

INICIATIVA DE MOBILIZAÇÃO

Vencedor - “Choose Beans. Uma opção saudável e sustentável”, da responsabilidade da Eurest Portugal. As leguminosas são consideradas essenciais na alimentação humana por serem fontes importantes de nutrientes, contudo o seu consumo é inferior ao recomendado pela Roda dos Alimentos. Nesse sentido, a Eurest Portugal desenvolveu um projeto piloto, em duas unidades de restauração, que consistiu na incorporação de seis leguminosas em sopas e pratos principais, o que se traduziu em 12 novas opções na ementa. Foram ainda promovidos workshops nas unidades para despertar o interesse sobre o tema.

1ª Menção Honrosa - “Nutri Ventures”, desenvolvido pela Nutri Ventures Corporation, consiste numa série de animação, co-produzida pela RTP2, que tem como público-alvo as crianças dos 5 aos 10 anos. Mais que uma animação, a Nutri Ventures é um movimento que pretende criar, através do entretenimento, um ambiente positivo em torno do tema da alimentação saudável, levando a que as crianças associem bons sentimentos à comida saudável e criando uma oportunidade única para os pais influenciarem a alimentação dos filhos.

2ª Menção Honrosa - O projecto “Alimentação Saudável nas Escolas do concelho de Portalegre”, orientado pelo Instituto Politécnico de Portalegre, surge de um desafio lançado pela autarquia de Portalegre ao Instituto e tem como principal finalidade ajudar a mudar as atitudes e os comportamentos em relação aos hábitos alimentares das crianças e jovens das escolas do concelho e, em simultâneo, sensibilizar as famílias de forma a maximizar a sustentabilidade das mudanças propostas.

INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO

Vencedor - “Preparação de embalagens activas com actividade antioxidante e antimicrobiana baseadas em astaxantinas e quitosano”, um projecto liderado por Ana Teresa Sanches do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge Silva, que contou com apoio de uma equipa multidisciplinar do México, Espanha e Portugal. A reutilização de resíduos da indústria agroalimentar está na ordem do dia. Recorrendo à biotecnologia foi possível reaproveitar os resíduos do camarão, a matéria-prima deste projecto, que foi transformado em novas embalagens alimentares com actividade antioxidante e antimicrobiana.

1ª Menção Honrosa - “Bravo de Esmolfe – Uma maça com efeito benéfico na saúde cardiovascular”, da responsabilidade do IBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, demonstrou que a maçã Bravo de Esmolfe foi capaz de reduzir significativamente todos os biomarcadores estudados, como os valores de triglicéridos, o colesterol total e LDL e as LDL oxidadas (reduções superiores a 20% em relação ao grupo da dieta rica em colesterol). Este efeito está relacionado com a riqueza em polifenóis e actividade antioxidante desta variedade tradicional da Beira Interior.

2ª Menção Honrosa - “Amoras silvestres portuguesas, uma aposta como alimentos funcionais para o cérebro”, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica conseguiu demonstrar que as amoras silvestres portuguesas, ao contrário do que se verificou com as amoras comerciais, constituem uma enorme fonte de diversidade de fitoquímicos, nomeadamente polifenóis.

PRÉMIO ESPECIAL JORNALISMO
Foram atribuídas três menções honrosas. A primeira menção honrosa foi para a jornalista Ana Brasil, Jornal Público | site Life Style, com o projeto Life & Style Bem-estar / Nutrição / Dicionário dos alimentos. A segunda menção honrosa distingue o trabalho da jornalista Leonor Poças, com o trabalho “Espelho Meu”, publicado na revista feminina LuxWoman. A terceira menção honrosa foi atribuída ao artigo “Por que é que comemos assim?”, do jornalista Luís Silvestre, da revista Sábado.

Comentários

  1. Que ótimos projetos!Nem tudo está perdido neste lindo país!Estas palavras alegram-nos a alma! Obrigada por compartilhares!
    E o tofu?
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Agradeço antecipadamente o teu comentário, espero que tenhas gostado deste espaço. A tua Opinião conta muito para mim! Obrigada

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais