Workshop sobre alimentação ecológica
O Tema que escolhi para este mês não foi por acaso. Tive a ideia precisamente neste workshop que fiz em Setembro na LPN. As minhas expectativas mudaram durante o workshop, pensava eu que era um workshop só de comida vegetariana mas enganei-me redondamente e ainda bem. Era a unica vegetariana do grupo...
A Oradora, Cláudia Marques, é dietista e começou como todos os workshops começam, a nos enquadrar como é o sistema alimentar e os paradoxos dele.
Mas afinal o que é uma alimentação ecológica?
"Nutrição ecológica é uma ciência interdisciplinar que examina todos os componentes da cadeia alimentar e avalia os seus efeitos na saúde, no ambiente, na sociedade e na economia" - Nutrition ecology international center (NEIC)
Neste tipo de alimentação não é limitada, muito pelo contrário. É focada na parte ambiental mas também engloba as implicações sociais, hábitos alimentares, remunerações correctas aos agricultores/pescadores e uma responsabilidades nas compras e preparação dos alimentos.
Neste workshop falou-se na pegada ecológica de cada tipo de alimentos, sendo a carne com mais pegada ecológica e os frutos e leguminosas com menos.
Para mim o que foi mais interessante foi as recomendações para uma alimentação mais sustentável.
Foto retirada daqui: http://healthandbeatiful.blogspot.pt/2012/05/piramide-alimentar-nutricionista.html
Existem três tipos de alimentação sustentável:
- Mediterrânica
- Sustentável
- Vegetariana
A dieta mediterrânica é sustentável porque é variada, têm beneficios comprovados para a saúde, respeita a sazonalidade e tem baixo impacto ambiental.
Para termos uma alimentação sustentável necessitamos
- preferir alimentos de origem vegetal
- consumir produtos locais e sazonais
- preferir a agricultura biológica
- escolher o comercio justo
- comprar embalagens amigas do ambiente
- preferir refeições minimamente processadas
- apreciar a comida
Com este workshop aprendi imenso e uma das coisas foi fazer uma ementa semanal que tenho feito quase todas as semanas e quando não a faço a coisa não corre nada bem.
Para conhecerem o projecto da Cláudia basta clicares aqui.
Comentários
Enviar um comentário
Agradeço antecipadamente o teu comentário, espero que tenhas gostado deste espaço. A tua Opinião conta muito para mim! Obrigada