Dicas para utilizar os restos de comida

Para evitarmos o desperdício de comida o site Green Savers publicou mais umas dicas que eu não pude não transcrever para aqui.

Cascas de maçã - As cascas de maçã são um importante produto de limpeza. O seu ácido pode ser utilizado para remover nódoas e descoloração do alumínio dos tachos e panelas. Para tal, basta encher o tacho com água e cascas de maçã e esperar 30 minutos.

Limão - Se é dos que se esquece de metades de limão no frigorífico, então saiba que pode reaproveitá-las para tirar nódoas de molho. Do fogão, por exemplo.

Batatas - Poucos sabem, mas as batatas podem ser utilizadas para tirar nódoas de lama da sua roupa. Para remover a nódoa, raspe-a com uma batata antes de colocar a peça de roupa na máquina (mas não use uma batata perfeitamente comestível no processo, não se esqueça).

Casca de banana - São perfeitas para engraxar os sapatos. A parte de dentro da casca de banana tem potássio e óleos que ajudam a proteger os nossos sapatos – e não tem produtos tóxicos, como o tradicional engraxador.

Casca de laranja - Para além de outras funções culinárias, a casca de laranja pode ser utilizada para dar um gosto especial ao chá preto. Pegue numa casca de laranja seca e coloque-a na chama da lareira. Os óleos da casca ajudam a manter a lareira acesa e, paralelamente, a limpar a chaminé.

Borra de café - Sabia que a borra de café é um fantástico fertilizante? É sim senhor. As plantas precisam de nitrogénio e minerais presentes nas borras de café, mas não se esqueça de secar a borra antes de a utilizar. Pode também utilizar cascas de ovo ou de banana neste processo.

Casca de limão - Não queremos que substitua a sua ida periódica ao dentista, mas a casca de limão faz maravilhas no branqueamento dentário. Basta cortar um pedaço da casca e colocá-la nos dentes durante quinze minutos. Depois, passe os dentes por água. Não se esqueça desta última parte, porque o ácido cítrico do limão não é para brincadeiras.

Caroços da maçã - Utilize os caroços de maçã para fazer gelatina. Saiba como aqui.

Casca de batata - Como já deve saber, as cascas de batata são excelentes snacks. Frite-as e coloque-lhes um pouco de sal e paprica.

Casca de pepino - As cascas de pepino são grandes cremes para a pele. Coloque-as no seu banho e as propriedades do pepino irão trabalhar as peles secas e irritadas.

Restos de arroz - Em vez de deitar fora aqueles restos de arroz com vários dias, dê-os aos pássaros.

Cocktails de frutos - Uma vez mais, tente não deitar fora as cascas de frutos ou de vegetais, como os pepinos. Utilize-as para dar sabor a cocktails e licores.

Cascas de ovo - Pegue nas cascas de ovo, esmague-as e coloque-as no lava-loiças para ajudar a apanhar os restos de sólidos. Segundo o TheDailyGreen, as cascas de ovo também ajudam a limpar o ralo, à medida que se partem.

Embalagens de cereais - Esta é fácil. Pegue numa embalagem de cereais, corte-a na diagonal e transforme-a num pega-revistas. Também há quem coloque joalharia nos cartões onde são vendidos os ovos.

Creme facial de abóbora - As abóboras são ricas em enzimas e vitaminas A e C, por isso podem ser utilizadas como creme facial. Segundo o Spafinder, é fácil criar o seu próprio creme facial: junte duas colheres de chá de abóbora, meia colher de chá de leite, meia colher de chá de mel e outra meia colher de chá de canela. Misture esta espécie de creme nas mãos e aplique-o na cara entre 15 a 20 minutos.

Chá - Depois de usar o saco de chá na sua principal função, aplique-o nas mordidelas de mosquito. O ácido tânico do chá é um excelente anti-inflamatório.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais