Documentário "A Conspiração das Vacas"

Não sei onde tomei conhecimento deste documentário, sei que foi bastante partilhado nas redes sociais e muito se tem falado nele.

O tema principal do documentário é sobre a industria Agropecuária e os seus gastos. O ideia de fazer um documentário surgir a partir de um relatório da ONU sobre as emissões de gases de efeito de estufa na criação de gado.

A produção de gado produz mais gases de efeito de estufa do que o sector dos transportes todos juntos. O gás metano (que é produzido pelo sistema digestivo do gado) é 25 a 100 vezes mais carbono que os carros. 

A questão colocada pelo realizador é o porquê é que as organizações ambientais não falam sobre as emissões que o gado produz. 

Durante o documentário o realizador entrevista várias organizações ambientais e quando questionava os entrevistadores sobre a criação de gado, as suas respostas eram: que têm o gado? Outros não sabiam ou não queriam responder à questão das emissões que o gado produzia.

Podemos também ver várias comparações desde da quantidade de água que é usada para fazer um hambúrguer e a quantidade de duches que podias tomar com essa mesma água (equivale a dois meses).

As únicas pessoas que falaram abertamente neste documentário foram os investigadores e autores de livros sobre as alterações climáticas.

Para perceber melhor como realmente a industria do gado vemos vários tipos de criações de gado, Biológico ao ar livre, biológico mas em pequenos espaços. Para além do gado vemos um criaor caseiro de patos.

Um dos maiores receios do realizador era se iria ser saudável se deixasse de consumir produtos animais e até entrevistou um nutricionista para desmitificar a alimentação vegana.

Para quem ainda não viu o documentário aconselho a ver já que aborda questões normalmente escondida pela industria.

O documentário já não se encontra tão facilmente disponível pelas redes sociais e youtube, Mas se quiserem mais informações basta clicar aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais