10 dicas para não desperdiçar alimentos

O green savers publicou mais uma lista com dicas ambientais, muitas delas já foram faladas aqui no blog.

1. Planeie as suas compras

Esta é sem dúvida a mais óbvia e mais repetida no que toca a não desperdiçar alimentos.

2. Verifique as datas

A menção “consumir até” indica que o produto só pode ser consumido até à data indicada (por exemplo, para a carne e o peixe). A menção “consumir de preferência antes de” indica a data até à qual o produto apresenta uma qualidade óptima; estes alimentos podem ser consumidos sem risco mesmo depois da data indicada.

3. Não perca de vista o seu orçamento

4. Mantenha o frigorífico arrumado e limpo

5. Conserve os alimentos
Para mim esta é fundamental, mesmo assim tenho especial atenção a certos alimentos, como a farinha, se estiver numa casa com muita humidade convém coloca-la num recipiente fechado.

6. Faça uma rotação dos alimentos

Quando volta das compras, arrume os produtos no frigorífico ou na despensa, colocando os mais antigos na frente das prateleiras e os que acaba de comprar no fundo. 

7. Não encha demasiado o prato

8. Utilize os restos
Não deite a carne ou as batatas que sobraram de uma refeição para o lixo. Pode consumir estes restos no dia seguinte, aproveitá‑los para confeccionar outros pratos ou congelá‑los. A fruta demasiado madura pode ser utilizada para fazer batidos ou sumos. Os legumes que perderam a frescura podem ser aproveitados para fazer sopa.

9. Congele

Se comprar um pão grande e só comer uma pequena quantidade de cada vez, divida o restante em porções e congele. Tire a quantidade necessária do congelador algumas horas antes da refeição. De igual modo, divida os pratos que preparou em porções e congele‑as para ter refeições prontas para os dias em que estiver demasiado cansado para cozinhar.
10. Renda-se à compostagem

Reaproveitar os alimentos para produzir composto para o jardim ou as suas ervas aromáticas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais