Árvores Extremas

Neste dia da árvore vou vos falar um pouco das 2 árvores mais altas do mundo, da que tem mais volume, a que tem mais idade e a que tem mais diâmetro.


Mais altas

A árvore mais alta é a Sequóia Sempre-Verde e foi registada em 2006 no Parque Nacional das Sequóias na Califórnia nos Estados Unidos da América, têm 115,6 metros de altura.

Outra árvore que merece o titulo de mais alta é o Eucalipto da Tasmânia e o eucalipto mais alto foi descoberto em 2008 com 99,6 metros. Podes encontrar estas árvores na Tasmânia e Victoria na Austrália.


Mais Larga

Taxódio-de-montezuma é o nome da árvore mais larga do mundo. Podemos encontra-la no México onde é considerada Sagrada. 


Maior Volume

A Sequóia Gigante é a maior árvore com tronco único em termos de volume total de madeira. Uma árvore de 835 metros de altura têm cerca de 1 489 m3 só no tronco principal. Podemos encontra-las também no Parque Nacional das Sequóias nos Estados Unidos.

Mais velha

O Pinheiro-Matusálem da espécie Pinus Longaeva, sobreviveu 4 800 anos, na Califórnia. As raízes superficiais destas coníferas permitem absorver água enquanto as agulhas ajudam a reter humidade. Em ambientes extremos este pinheiro não mede mais do que 9 metros, mas o tronco continua a ganhar peso. Com frequência, tiras estreitas de caule sustentam folhagem em troncos maioritariamente mortos.


Retirado de: Revista National Geographic Portugal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais