Os 8 canídeos mais ameaçados do mundo

Lobo etíope - Este é o canídeo mais ameaçado do mundo, com menos de 500 indivíduos a ocuparem a Terra. Presente nos caminhos que levam às terras altas da Etiópia, é a única espécie de canídeo que fez das altitudes a sua casa.

Lobo vermelho - O lobo vermelho é muitas vezes ofuscado pelo seu primo mais popular, o lobo cinzento. Em 1973, existiam apenas 14 lobos vermelhos puros. Hoje, depois de décadas de esforços de conservação, existem cerca de 120 lobos vermelhos selvagens e 200 em cativeiro.

Lobo cinzento mexicano - Esta é a mais pequena subespécie de lobo cinzento, presente na América do Norte. Nos primeiros anos de 1900, este lobo foi quase totalmente exterminado, mas começou a ser protegido em 1976, quando as populações nos Estados Unidos e no México já estavam severamente reduzidas. Graças ao sucesso dos programas de reprodução em cativeiro, alguns lobos começaram a ser repostos na natureza em 1998.

Cão selvagem asiático - Este cão selvagem é nativo do sul e sudeste da Ásia. Estes animais são altamente sociais e vivem em grandes matilhas. Apesar de ser espécie protegida desde 1972, a população continua em declínio.

Cão selvagem africano - Esta espécie existe apenas em África. No passado, o número estimado era de 500 mil cães em 39 países, mas hoje há apenas entre 3.000 a 5.000 no leste e sul do continente. A espécie costuma competir com leões e hienas, que são maiores e mais fortes.

Raposa de Darwin - Esta espécie é nativa do Chile. A raposa de Darwin habita as florestas e é mais pequena do que as outras espécies de raposa. Existem apenas cerca de 320 indivíduos – cerca de 250 deles na pequena ilha de Chiloé e os restantes no Parque Nacional Nahuelbuta.

Raposa-das-ilhas - Esta espécie fascinante descende da raposa cinzenta. Pode ser encontrada em seis das oito Channel Islands ao largo da costa da Califórnia, sendo que existem seis subespécies – cada uma exclusiva de uma ilha. Como só existem nestas pequenas ilhas e estiveram isoladas durante muito tempo, não são imunes a parasitas e doenças vindos do continente.

Raposa de San Joaquin - Este pequeno canídeo é um dos animais mais ameaçados de extinção da Califórnia. Pode ser encontrada no Vale Central da Califórnia, principalmente na planície de Carrizo. Existem menos de 7.000 espécimes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais