As 10 regras para uma compra responsável

O Green Savers premeia-nos muitas vezes com listas para pouparmos e esta é mais uma dessas excelentes listas,

1.Regra dos 3R (reduzir, reutilizar, reciclar): ao comprar, considere a qualidade e o período de vida útil dos produtos. Ao usar produtos até ao seu fim de vida útil, não está a gerar resíduos desnecessários.

2.Dar prioridade a materiais biodegradáveis, reciclados e recicláveis – tanto a nível do produto como da embalagem.

3.Quanto menos embalagens, melhor. Embalagens maiores, em vez de várias individuais, poupam material e reduzem a quantidade de desperdício.

4.Escolher produtos com menor quantidade possível de substâncias prejudiciais à saúde e ao ambiente. Pense duas vezes antes de comprar produtos que contêm substâncias tóxicas, solventes orgânicos ou outros, que se libertem e acumulam nos tecidos do nosso corpo e não se degradam facilmente.

5.Não comprar produtos produzidos com PVC, já que durante a sua produção, utilização e eliminação podem ser libertadas substâncias tóxicas para o ambiente.

6.Dar prioridade a produtos que durante a sua produção e utilização façam uso dos recursos e da energia de forma mais eficiente possível. Por exemplo, compre electrodomésticos de classe energética A e A+.

7.Dar prioridade a produtos ou serviços providenciados por empresas ou organizações com programas sociais activos.

8.Comprar produtos de agricultura biológica, que evita a utilização de fertilizantes artificiais e pesticidas. A madeira deve ser proveniente de florestas geridas de forma responsável.

9.Mostrar interesse sobre a origem dos produtos que compramos e, sobretudo, sobre a forma como as empresas de países em desenvolvimento tratam os seus colaboradores.

10.Dar prioridade a produtos amigos do ambiente, com a mesma função de produtos semelhantes existentes no mercado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais