quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Butão quer ser o primeiro país 100% orgânico


O Butão, pequeno reino dos Himalaias conhecido pelo ranking de felicidade, quer tornar-se a primeira nação do mundo a ter 100% da sua alimentação através de agricultura orgânica ou biológica.

Segundo a AFP, o Butão – que fica entre China e a Índia – quer acabar com os químicos artificiais na agricultura nos próximos dez anos, tornando as suas colheitas de trigo, batatas e fruta 100% orgânica.

O Butão centra o seu desenvolvimento económico na protecção do ambiente e investimento em bem-estar, nem que para isso tenha algumas decisões pouco compreensíveis para o estilo de vida global. Assim, o país baniu a televisão até 1999, proíbe o turismo de massas – para proteger a sua cultura – e instituiu recente dia o “Dia do Pedestre” – a terça-feira. Nesse dia, os carros não podem circular nas cidades.

“Apenas os agricultores com estradas com bons acessos ou transportes têm acesso aos químicos”, explicou Gyamstho. A utilização de químicos na agricultura já é “muito baixa”, pelo que não será complicado acabar totalmente com ela.

O mercado global de produtos orgânicos ou biológicos valia, em 2010, 44,5 mil milhões de euros. O Butão, por exemplo, já exporta cogumelos raros para o Japão, vegetais para a Tailândia, maçãs para a Índia e arroz vermelho para os Estados Unidos.

Noticia retirada daqui: http://greensavers.sapo.pt/2012/10/08/butao-quer-ser-o-primeiro-pais-100-organico/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço antecipadamente o teu comentário, espero que tenhas gostado deste espaço. A tua Opinião conta muito para mim! Obrigada