Alunos de Odemira conquistam prata e bronze nos EUA

Seis alunos do Clube de Ciências (Bigeo) da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, foram distinguidos com as medalhas de prata e de bronze naGenius Olympiad 2012, competição mundial de projetos escolares no âmbito do ambiente, que decorreu 24 e 29 de junho, em Nova Iorque, nos EUA.

RESUMO DOS TRABALHOS DISTINGUIDOS

Medalha de prata - "Impacto da flora invasora nos ecossistemas ribeirinhos em Odemira"
O objetivo do trabalho foi estudar a influência da acácia (espécie exótica, de origem australiana) na biodiversidade dos ecossistemas ribeirinhos, selecionando como indicadores da biodiversidade dois grupos biológicos: plantas e artrópodes. No Rio Mira e na Ribeira das Pimentas selecionaram-se pontos de amostragem em troços com galeria ripícola com dominância de acácia e pontos de amostragem em troços dominados por árvores autóctones, como o freixo e o amieiro. Os alunos concluíram que os ecossistemas ribeirinhos dominados por acácia contêm menor biodiversidade que os restantes. Considera-se essencial investir na divulgação deste problema junto das populações, para que todos contribuam para controlar a invasão desta planta exótica.

Medalha de bronze “Recuperação de áreas invadidas por Acacia longifolia em Odemira”
Acacia longifolia é uma espécie exótica que tem um comportamento invasor em Portugal e que ameaça uma planta endémica muito rara – Plantago almogravensis, nas dunas do litoral de Odemira. Técnicos do Parque Natural do Sudoeste Alentejano cortaram parte do acacial que ameaçava P. almogravensis. O trabalho destes alunos investigou formas de controlar o reaparecimento do acacial na área recentemente cortada. Foram testadas técnicas para diminuir o banco de sementes no solo e para restaurar o ecossistema original. Concluiu-se que, para esta espécie de acácia, a queima da folhada e a plantação de espécies autóctones após o corte das acácias constituem formas de controlar o reaparecimento do acacial.

Retirado daqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais