Coalas


Quem é que não gosta destes adorados animais? Há cerca de dois séculos existiam 10 milhões de coalas e viviam numa floresta de eucaliptos de 2 500 quilómetros de comprimento na costa leste da Austrália mas, infelizmente estão em vias de extinção e a causa para este acontecimento? Foram caçados devido á sua pele luxuosa.

Desde de um mínimo de 44 mil coalas proposto por grupos conservacionistas, a um máximo de 300 mil, apontado pelas agências governamentais e um habitat de 37 500 hectares hoje estima-se que a população de coalas não ultrapassa os dois mil, um número bastante preocupante e crê-se que continuam a diminuir.

Estes adoráveis animais ficam presos em vedações, instalam-se em árvores no meio da cidade, são mortos por cães ou simplesmente morem por um proprietário cortar vários eucaliptos. Já estes acontecimentos são graves mas existe um maior: em algumas populações selvagens existem cerca de metade das fêmeas sexualmente maduras são estéreis, devido a uma doença sexualmente transmissíveis, a Clamidíase.

Com esta doença os coalas não podem procriar juntando à diminuição do habitat a causa de extinção de coalas. Felizmente existem vários voluntários que ajudam na preservação destes animais retirando-os das vedações, cuidando dos feridos, adoptando-os e devolvendo-os há liberdade.

Infelizmente estima-se que vão desaparecer nos próximos 50 anos.



Algumas partes deste artigo foram retiradas do artigo coalas cercados da Revista National Geographic Portugal nº134 de Maio de 2012.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais