quinta-feira, 17 de maio de 2012

Coalas


Quem é que não gosta destes adorados animais? Há cerca de dois séculos existiam 10 milhões de coalas e viviam numa floresta de eucaliptos de 2 500 quilómetros de comprimento na costa leste da Austrália mas, infelizmente estão em vias de extinção e a causa para este acontecimento? Foram caçados devido á sua pele luxuosa.

Desde de um mínimo de 44 mil coalas proposto por grupos conservacionistas, a um máximo de 300 mil, apontado pelas agências governamentais e um habitat de 37 500 hectares hoje estima-se que a população de coalas não ultrapassa os dois mil, um número bastante preocupante e crê-se que continuam a diminuir.

Estes adoráveis animais ficam presos em vedações, instalam-se em árvores no meio da cidade, são mortos por cães ou simplesmente morem por um proprietário cortar vários eucaliptos. Já estes acontecimentos são graves mas existe um maior: em algumas populações selvagens existem cerca de metade das fêmeas sexualmente maduras são estéreis, devido a uma doença sexualmente transmissíveis, a Clamidíase.

Com esta doença os coalas não podem procriar juntando à diminuição do habitat a causa de extinção de coalas. Felizmente existem vários voluntários que ajudam na preservação destes animais retirando-os das vedações, cuidando dos feridos, adoptando-os e devolvendo-os há liberdade.

Infelizmente estima-se que vão desaparecer nos próximos 50 anos.



Algumas partes deste artigo foram retiradas do artigo coalas cercados da Revista National Geographic Portugal nº134 de Maio de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço antecipadamente o teu comentário, espero que tenhas gostado deste espaço. A tua Opinião conta muito para mim! Obrigada