quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Como criar uma ementa semanal

Último post sobre alimentação aqui no blog. Decidi criar um blog só sobre alimentação, para não sobrecarregar este com este tema, pois foge um pouco a essência deste blog. Então basta visitar tryingtobehealthyandgreen.blogspot.pt ainda está muito no inicio e os primeiros post serão alguns que eu publiquei aqui neste mês mas mais detalhados.

Quando estamos a criar uma ementa necessitamos de 3 coisas:
  • O que tenho em casa
  • Fazer a ementa
  • Lista de compras
Primeiro, o que tenho em casa, é essencial ver o que existe perdido pelo frigorífico e na dispensa, assim poupamos pois não necessitamos de comprar novas coisas e assim não caímos em erro de comprar algo que já temos.

Segundo, criar a ementa, o mais fácil é criar uma tabela com os dias da semana e cada dia da semana contar um espaço para o almoço e outro para jantar. depois em cada dia escolher a proteína para cada refeição só depois é que vamos escolher os pratos para cada dia. Convém deixar sempre um espaço para as sobras.

Terceiro, lista de compras, com base na ementa ver o que falta para a confecção desses mesmos pratos e apenas comprar o que necessita para essa semana, assim não vai existir desperdícios.

Não é preciso seguir a ementa à risca, mas não desvie muito pois assim a ementa deixa de fazer sentido. Deixo-vos aqui dois exemplos de ementas minhas.


Nesta altura não seguia uma alimentação saudável!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço antecipadamente o teu comentário, espero que tenhas gostado deste espaço. A tua Opinião conta muito para mim! Obrigada