Como criar uma ementa semanal

Último post sobre alimentação aqui no blog. Decidi criar um blog só sobre alimentação, para não sobrecarregar este com este tema, pois foge um pouco a essência deste blog. Então basta visitar tryingtobehealthyandgreen.blogspot.pt ainda está muito no inicio e os primeiros post serão alguns que eu publiquei aqui neste mês mas mais detalhados.

Quando estamos a criar uma ementa necessitamos de 3 coisas:
  • O que tenho em casa
  • Fazer a ementa
  • Lista de compras
Primeiro, o que tenho em casa, é essencial ver o que existe perdido pelo frigorífico e na dispensa, assim poupamos pois não necessitamos de comprar novas coisas e assim não caímos em erro de comprar algo que já temos.

Segundo, criar a ementa, o mais fácil é criar uma tabela com os dias da semana e cada dia da semana contar um espaço para o almoço e outro para jantar. depois em cada dia escolher a proteína para cada refeição só depois é que vamos escolher os pratos para cada dia. Convém deixar sempre um espaço para as sobras.

Terceiro, lista de compras, com base na ementa ver o que falta para a confecção desses mesmos pratos e apenas comprar o que necessita para essa semana, assim não vai existir desperdícios.

Não é preciso seguir a ementa à risca, mas não desvie muito pois assim a ementa deixa de fazer sentido. Deixo-vos aqui dois exemplos de ementas minhas.


Nesta altura não seguia uma alimentação saudável!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais