quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Climate Summit 2014

Ontem realizou-se a cimeira do clima em Nova Iorque e deixo-vos aqui um resumo de que se passou no primeiro dia de cimeira.

Para além dos discursos do Secretário-Geral da ONU (Ban Ki-moon), Al Gore e Leonardo DiCaprio referido ontem, foi também exibido um video na sessão de abertura que podem ver em baixo (em inglês). Foi também o dia onde se anunciadou um findo verde para o clima que estará disponível até ao fim de 2015.


Obama, Presidente dos EUA, também marcou presença e o seu discurso era um dos mais aguardados deste dia. Referiu que todos tinham de lutar contra as alterações climáticas, já que ela definirão este século. Para além do discurso de Obama, o Vice-Primeiro-Ministro da China, Zhang Gaoli, anunciou que iria assumir compromisso "assim que conseguir".

O "Nosso" Ministro do Ambiente, Ordenamento do território e Energia marcou presença nesta cimeira onde apresentou o recém aprovado compromisso para o crescimento verde (pode ser consultado aqui) e foi o ministro que mais relatou as metas ambientais da Europa.

Foi um dia bastante positivo, muitos lideres mundiais confirmaram a necessidade de passar a acção pois as alterações climáticas são uma realidade e também reconheceram que não podem agir contra a vontade dos cidadãos de todo o mundo.

Tudo indica que no próximo ano em Paris irá existir um novo acordo entre os lideres mundiais, mas antes disso vai existir a COP 20 no Perú, em Dezembro, onde irão decorrer mais negociações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço antecipadamente o teu comentário, espero que tenhas gostado deste espaço. A tua Opinião conta muito para mim! Obrigada