A Antárctida está a derreter

Até ao ano 1800 a Antárctica era um mito e mesmo agora ainda continua a ser um continente desconhecido.
A Antárctica está a derreter é título de um documentário onde relata o que se passa neste continente gelado.
Foca-se em dois locais em que o aquecimento global é uma realidade e não uma coisa que ainda falta muitos anos para acontecer.
A península da Antártida é um dos locais onde o aquecimento é mais rápido do planeta. As temperaturas neste local subiram mais de 3 graus nos últimos 50 anos. É mais 10 vezes que a taxa média de aquecimento global. Só nesta península 90% dos glaciares recuaram.
O outro local onde este documentário dá destaque é a ilha do Pinheiros, que não é uma Ilha, é um dos maiores rios de gelo.
Este glaciar está a precipitar-se para o mar a um ritmo demasiado elevado, certa de 11 metros por dia, mais um Record pela negativa., afetando assim os oceanos a nível mundial e já foi responsável pela subida do nível do mar em 4% e infelizmente a tendência é para aumentar ainda mais o nível das águas.
É algo que dá que pensar.
Este documentário foi exibido pelo canal odisseia e normalmente repete algumas vezes a sua emissão. Sem dúvida que vale  a pena "perder" 50 minutos da nossa vida para ver o que se passa na Antártida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais