segunda-feira, 1 de abril de 2013

10 formas não-tóxicas de limpar a casa com vinagre

Mais uma grande lista do greensavers!

1.Desinfectar o microondas - Misture uma chávena de água e 1/4 de chávena de vinagre numa tigela. Coloque-a no microondas até que a solução ferva e, em seguida, desligue-o. Deixe a tigela aí fechada durante cinco minutos. Por fim, retire-a e limpe as superfícies interiores do electrodoméstico. A sujidade e gordura nas paredes do microondas tornam-se assim fáceis de remover.

2.Amaciador de roupa - Durante a lavagem da roupa, adicione uma chávena de vinagre branco na máquina de lavar. Isso ajuda a amaciar a roupa e a esbater quaisquer odores que permaneçam na roupa. O cheiro do vinagre dissipa-se rapidamente, as suas roupas não vão cheirar a vinagre depois de secas.

3.Detergente para sanitários - Quem é que precisa de produtos de limpeza tóxicos quando tem vinagre em casa? Na limpeza dos seus sanitários, use um esguicho de detergente ecológico e, em seguida, pulverize com vinagre e esfregue com uma escova. A limpeza é garantida.

4.Detergente para banheiras - Misture vinagre e detergente da loiça – o resultado pode ser usado diariamente na limpeza do poliban ou da banheira.

5.Detergente Soft-Scrub - Misture 1/4 de uma chávena de bicarbonato de sódio, detergente ecológico e vinagre branco em quantidade suficiente para humedecer a mistura. Depois de usar esta solução, limpe-a com um pano e, em seguida, pulverize a superfície com água e volte a limpar. De outra forma, pode formar-se com uma película sobre a superfície.

6.Remover calcário do chuveiro - Com este truque, é fácil ver-se livre do calcário acumulado no chuveiro. Coloque um pouco de vinagre num saco de plástico e, em seguida, cubra o chuveiro com o saco. Deixe-o assim durante algumas horas e depois remova o saco. Até os canalizadores recomendam este método.

7.Limpar o jacuzzi - Se tem os jactos do jacuzzi ou da banheira com hidromassagem sujos, encha-o com uma mistura de vinagre e água e, de seguida, ligue os jactos durante cinco minutos. No final, esvazie a banheira.

8.Detergente para azulejos - Misture vinagre e bicarbonato de sódio e esfregue em círculos com a ajuda de uma escova de cerdas duras de nylon.

9.Limpar pequenos utensílios de cozinha - Se não quer soluções de limpeza tóxicas perto dos seus utensílios culinários, uma óptima alternativa é ter um frasco em spray com uma solução de água e vinagre.

10.Pulverizador de chão - Conhece aqueles sistemas de limpeza do chão que pulverizam uma solução química no piso e depois o limpam com uma toalhita descartável? É possível torná-los ecológicos. Em vez de películas descartáveis, pode usar trapos velhos. E pode ainda encher o compartimento do produto de limpeza com vinagre.

1 comentário:

  1. A isso se chama telepatia. Ainda há dias estava à procura de formas de limpar a casa sem produtos tóxicos. Sabia das potencialidades do vinagre, mas conhecia todas. :) Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar

Agradeço antecipadamente o teu comentário, espero que tenhas gostado deste espaço. A tua Opinião conta muito para mim! Obrigada