Leite Vegetal - Amêndoas

Fiz leite de amêndoas à uns tempos, não sei ao certo quando o fiz, ultimamente não tenho tido tempo para fazer leite vegetal por isso tenho consumido leite de vaca biológico. Utilizei uma receita do blog compassionate cuisine que o descobri através de uma conversa com a autora do blog Aroma de Café.

Esta receita dá para fazer outros tipos de leite a partir das Oleaginosas. 
  1. Demolhar os frutos secos (cerca de uma chávena), durante 4 a 8 horas
  2. Retire a pele às oleaginosas (opcional)
  3. Lave bem as oleaginosas e coloque-as num liquidificador com 4 chávenas de água. Para liquidificadores menos potentes talvez não seja má ideia triturar tudo com uma chávena de água e depois adicionar as restantes 3. 
  4. Filtre o leite num pano/saco fino de algodão, que permita reter a polpa e depois espremer para retirar o líquido remanescente para um jarro, utilizei o meu pano do kit de tofu.
  5. Depois de filtrado o leite está pronto! Guarde o leite num jarro que seja possível fechar, pode permanecer no frigorífico durante 3 a 4 dias.

Gostei mais deste leite que o leite de aveia, o sabor é muito melhor. Na dispensa tenho avelãs para fazer leite de avelã, só há um problema, não sei como as descascar.

Poderá ver a receita e as dicas da Compassionate cusine aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais