Hora do Planeta 2013

Faltam 5 semanas, mais propriamente 34 dias, para este evento decorrer.

Para quem não conhece a Hora do Planeta é um evento mundial organizado pela WWF com intuito de alertar contra as alterações climáticas com um acto simbólico de desligar as luzes por uma hora.

Este evento foi realizado pela primeira vez em Sidney, Austrália, em 2007 e o sucesso foi tão grande que no ano seguinte tornou-se mundial.

Em 2009 chegou a portugal por parte da WWF Portugal e onde os maiores monumentos de Lisboa desligaram as suas luzes. O ano passado 87 Cidades aderiam a este movimento.

Em 2011 Criei uma página na rede social Facebook para ajudar a divulgação deste evento. Neste momento tento traduzir o que a organização do Earth Hour coloca no seu site e eventos que irão realizar-se em Portugal. Caso queiram visitar a minha página poderão fazê-lo aqui ou na barra de lado do blog têm um pequeno destaque dessa página.

Neste momento ainda não sei bem o que fazer nesta hora. O ano passado passei-a infelizmente a trabalhar.

Para participarem formalmente poderão se inscrever no site da organização earthhour.org/ e no dia 23 de Março as 20:30 desligar as luzes.

Comentários

  1. Olá!

    Apanhei-te na curva...

    Adoro actos simbólicos! Pois na realidade não são mais do que a concretização do "Faz de conta..."

    A incoerência nesta mensagem no que toca a emissões de CO2 está latente...

    Simbolicamente vamos desligar as luzes durante uma hora
    com o "intuito de alertar contra as alterações climáticas", e curiosamente utilizam como plataforma de divulgação deste acto simbólico o Facebook. Que além de ser uma plataforma absolutamente redundante no que toca a disseminação de informação (face ao que já existia na altura em que surgiu no mercado www, e ao que existe actualmente) apenas emitiu em 2011 285.000 megatoneladas de CO2 para a atmosfera, COISA POUCA!

    Bem bom para simbologia real!

    E como o número de utilizadores deste serviço absolutamente redundante não pára de crescer, é natural que as emissões continuem a aumentar!

    Mas como vivemos em sociedade em que o tempo disponível para entretenimento é muito... Temos que inventar eventos simbólicos para nos irmos distraindo... Nem que para isso estejamos a contribuir directamente para o agravamento do problema, que, simbolicamente estamos a tentar resolver...

    Continuemos então neste Rumo... Esperando pela nave espacial...

    E que pelo menos este ano não estejas na Escravatura (trabalho)

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Respondi-te lá e deixo também aqui...

    ************

    Olá Liliana…

    Chegaste a ler a mensagem 702...? Se não leste, então lá pelo meio das letras encontrarás, quando leres e se a leres, uma sugestão de como utilizar ao mínimo os sistemas www (todos eles ávidos sorvedouros de energia, maioritariamente oriunda do fóssil/nuclear), inclusive com opções de servidores/alojamento 100% energia renovável…

    Já vi que utilizas muitas plataformas para a disseminação das informações que consideras importantes… O que contraria, em teoria, a parte do “minimalismo” do teu sub-título “Um Blog sobre ambiente, minimalismo e vegetarianismo”

    Eu apenas utilizo o wordpress, correio electrónico da sapo e o vimeo como plataforma de vídeo… E já é demais!

    O que farás com a informação que até agora desconhecias é decisão tua… E a nossa sociedade apenas evoluiu com as decisões individuais de cada um… Pois o Facebook é a trituradora de ecossistemas que hoje é pois cerca de mil milhões de indivíduos e/ou entidades decidiu criar lá uma conta…

    Bjs
    Fica bem

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Agradeço antecipadamente o teu comentário, espero que tenhas gostado deste espaço. A tua Opinião conta muito para mim! Obrigada

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais