Guia Rápido para simplificar a vida

É um e-book publicado pela Rita do blog The busy woman and tha stripy cat, blog que já falei aqui no blog e que está na lista das inspirações.

Li-o na semana passada quando estive de folga juntamente com o outro livro publicado também pela Rita intitulado 100 dicas que também é um livro muito bom.

Como o titulo indica é um livro pratico onde esta de uma certa forma esquematizada o que devemos fazer para deitar fora o que não é essencial ao nosso dia-a-dia.

Vou deixar aqui alguns tópicos dos quais achei mais interessantes.

Fazer um plano de acção - é o terceiro capitulo do livro, que pode abrange diversas áreas mas em cada uma delas deverá conter os seguintes objectivos: Estabelecer objetivos - estabelecer objectivos reais; Faça um plano - Divida o projeto em pequenos passos e faça um plano; Comprometa-se com uma data - arranje tempo e marque na agenda; Passe a palavra - Dê a conhecer os seus objetivos a outras pessoas.

Finanças - Eu por acaso controlo bem as minhas finanças e tento sempre colocar de parte algum dinheiro do meu ordenado mas nem sempre é fácil pois ás vezes consumo mais do que é devido e as vezes em coisas não essenciais por isso deveremos ter em conta os seguintes aspectos: elaboração de um orçamento (que nos permite saber onde estamos a gastar o dinheiro, permite orientar o dinheiro para pagar dívidas, permite controlar os gastos excessivos), entradas de dinheiro e despesas.

Roupa - Não tenho muita roupa mas mesmo assim tenho algumas peças que não uso, acho que a maior parte das pessoas tem peças der roupa que não utiliza à mais de um ano. Em Benavente tenho o essencial mais umas peças que são para usos ocasionais. E quando regressar a casa dos meus pais vou pegar nas seguintes dica da rita para organizar o meu Guarda Roupa
1.     Preparar quatro caixas ou sacos grandes e marcá-los: para dar; para vender; para pensar (peças em relação às quais não temos a certeza); para deitar fora (o ideal seria reaproveitar, como por exemplo, para fazer panos de limpeza). 2. Tirar toda a roupa para fora do armário e amontoá-la em cima da cama. 
3. Pegar em cada peça de roupa, uma a uma, e perguntar: Serve-me? Uso? Gosto?

Parece muito fácil, vamos ver como corre! 

Os livros, revistas, CDs e DVDs - Tenho bastantes livros e revistas, CDs nem por isso já que eu pertenço ao inicio da era digital e não tenho muitos, agora DVDs tenho alguns, muitos são do tempo em que comprava a revista Nacional Geographic todos os meses e comprava o dvd também e a minha coleção de orgulho é uma series de dvds sobre fotografia.No livro é nos dado dicas para reduzirmos a quantidade de livro, revistas, cds e dvd. Livros para manter, para dar à biblioteca, para oferecer, para vender e para a reciclagem.

Os papéis - Este capitulo para mim foi um dos que eu li com mais atenção e um dos que com certeza irei realiza-lo assim que chegar a casa dos meus pais. A maior dica deste capitulo é digitalizar, o que é importante, sentimental e artigos importantes de revistas. E assim acaba-se o monte de papais, revistas e afins pela casa e fica num só sitio!

Na minha opinião toda as pessoas deveriam ler este livro independentemente de quererem seguir com um estilo de vida minimalista. Têm dicas óptimas algumas transcrevi para este artigo é por isso que existe tantos itálicos, e tenho a certeza que o vou ter mais vezes. Muito Obrigada Rita por escreveres este livro e partilhares connosco.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais