Alterações Climáticas ameaçam de extinção o café arábica

O aumento das temperaturas pode levar à extinção do café arábica silvestre em 70 anos, ameaçando deste modo a sustentabilidade genética das culturas de café arábica.

As culturas deste café consumido em todo o Mundo, não se encontram directamente ameaçadas desde que os agricultores as vão adaptando às condições necessárias à sua produção, mas a perda do arábica silvestre, que apresenta a maior diversidade genética, vai prejudicar a sustentabilidade a longo prazo das culturas e a possibilidade de desenvolver variedades resistentes da diferentes condições, pragas e doenças.

O alerta foi lançado pelo estudo dos investigadores do Royal Botanic Gardens. Os resultados indicam que poderão desaparecer até 2080, entre 38% e 99,7% das áreas adequadas para o café arábica silvestre, se a tendência de aumento das temperaturas se mantiver.

Tal como a espécie silvestre, as variedade de café arábica são altamente dependentes das condições climáticas e um pequeno aumento da média de temperaturas implicará elevados prejuízos aos milhões de pessoas envolvidas na produção de café e uma elevada capacidade de adaptação e flexibilidade dos agricultores para direccionarem as culturas para zonas adequadas.

Retirado daqui: http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Alteracoes-Climaticas-ameacam-de-extincao-o-cafe-arabica?bl=1

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais