O ambiente e o consumo de animais

Para nós, Seres Humanos, o consumo de carne está bem enraizado na nossa cultura e no nosso dia-a-dia mas, para que tenhamos carne necessitamos de alimentar os animais, abate-los (por vezes acontece com muita violência), transportados para os vendedores e por fim chega ao nosso lar.

A produção de cereais é essencial para nos alimentarmos mas também alimentar os animais e de acordo com um estudo da U.S. Department of Commence em 1997, nos Estados Unidos da America, estima-se que se podia alimentar 800 milhões de pessoas com os cereais que damos aos animais consumirem.

Para além de alimento também necessitam água, já que é a base da vida, sem ela não existíamos, e para produzir apenas 1 kg de carne bovina são necessários mais de 700% do que produzir feijão de soja, uma quantidade absurda deste bem tão escasso.

Após serem tratados e alimentados, muitas vezes com farinhas e hormonas, são abatidos e transportados até ao local de venda. Para esse transporte é necessário combustíveis fosseis e são necessários 8 vezes mais do que para produzir e distribuir proteínas vegetais.

Actualmente somos mais de 7 Biliões de habitantes no nosso planeta e cada vez mais. Para satisfazermos as necessidades alimentícias da população mundial é necessário aumentar a quantidade produzida de carne e com esse aumento é destruída floresta para criar novas áreas para a produção de gado.

Mas com o acréscimo na produção de gado leva-nos a um aumento de gases com efeito de estufa como por exemplo o metano, que se encontra nas fezes desses animais. O Metano é um gás vinte e uma vezes mais poluidor que o dióxido de carbono, apesar de ser emitido em menor quantidade.

É uma reação em cadeia que nos leva a mais destruição das nossas e poluição e com o aumento de preço dos cereais leva que a carne fica mais cara e os cereais essenciais para os seres humanos também ficam mais caros e se o mundo consumisse menos carne seria benéfico para todos os seres humanos e poderíamos atenuar mais a fome.

Retirado daqui: http://www.centrovegetariano.org/Article-535-O%2Bvegetarianismo%2Bno%2Bambiente.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais