Os 7 animais com maior esperança de vida

O GreenSavers disponibilizou mais uma lista e desta vez são os 7 animais com maior esperança de vida.

Baleia da Gronelândia: +200 anos - Esta espécie de baleia pode viver mais de 200 anos. Sim, leu bem, duzentos. É provável, por isso, que uma baleia nascida por alturas da entrada de Napoleão em Moscovo ainda esteja viva, algures no Oceano.
Em 2006, foi encontrado um fragmento de bomba – de 1890 – numa baleia da Gronelândia, perto do Alaska, levando a acreditar que a baleia, no pior dos cenários, teria entre 115 e 130 anos.

Cacatua: 40 a 60 anos - Podem viver entre 40 e 60 anos em cativeiro. Mas há excepções, como Major Mitchell (na foto), a catatua do zoo de Chicago, que completou 79 anos no dia 30 de Junho.

Tartarugas gigantes: 100 anos - Para uma tartaruga, viver até aos 100 anos não é um feito do outro mundo, é apenas normal. Lonesome George, por exemplo, morreu na semana passada com 100 anos, mas há casos de tartarugas que vivem 115 ou 130 anos. Ou 175, como a tartaruga gigante Harriet, que foi recolhida por Darwin, em 1835, nas Galápagos, e morreu num zoo australiano em Junho de 2006.

Elefantes asiáticos: 60 anos - Os elefantes são vistos como os animais com uma grande esperança de vida – e essa ideia não está errada. O elefante asiático vive em média 60 anos, apesar de poder chegar aos 89 anos, como Lin Wang, que até está no livro dos Recordes do Guinness.

Gorilas: 50 anos - Os gorilas têm uma esperança média de vida de 50 anos, o que não é mau, mas podem viver mais anos, como Colo, o gorila mais velho em cativeiro e que já tem 55 anos, três filhos, 16 netos, cinco bisnetos e três trinetos.

Tuatara: + 100 anos - A tuatara é um réptil natural da Nova Zelândia que pode viver mais de 100 anos. É, aliás, muito natural que o faça. Este réptil esteve recentemente nas notícias porque um jovem de 111 anos, a viver no museu de Southland, Nova Zelândia, foi pai pela primeira vez.

Pardela-sombria: 15 anos - Esta ave tem uma esperança média de vida de 15 anos, mas há casos incríveis de indivíduos que estão há 51 anos a dar voltas ao mundo. Segundo o livro dos Recordes do Guiness, uma pardela-sombria é o pássaro mais velho do mundo. Os ornitólogos começaram a investiga-lo em 1957 e foi visto pela última vez em 2004, numa ilha britânica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais