Hoje é Dia Mundial dos Tigres!

Esta espécie ameaçada conta com cerca de 3 200 Tigres selvagens. Neste momento existem 6 sub-espécies de tigres: Panthera tigris altaica (Tigre-siberiano), Panthera tigris tigris (Tigre-de-bengala), Panthera tigris corbetti (Tigre-da-indochina), Panthera tigris jacksoni (Tigre-malaio), Panthera tigris amoyensis (Tigre-do-sul-da-china) e Panthera tigris sumatrae (Tigre-de-sumatra).

Infelizmente já se encontram extintos 3 sub-espécies de tigres: Panthera tigris sondaica (Tigre-de-java) foi considerada oficialmente extinta na década de 80 mas já se considerava em 1950 uma sub-espécie rara devido a só existir menos de 25 animais em liberdade. O Ultimo animal avistado foi em 1979.
O Panthera tigris balica ou em Português Tigre-de-bali foi caçado até à sua extinção e estima-se que o ultimo exemplar desta sub-espécie foi caçado em 1937 e nenhum exemplar foi mantido em cativeiro.
Por último e infelizmente o Panthera tigris virgata (Tigre-do-cáspio ou tigre-persa) que foi dado como extinto em 1960 porém o ultimo animal a ser visto foi em 1961, é um dos animais emblemáticos do Coliseu de Roma e foi dizimado pelo governo da Rússia Czarista.


A WWF têm um programa de protecção para os tigres que poderá consultar em inglês aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais