Conferencia de Durban (Cop17)

Esta conferencia que decorreu entre os dias 28 de Novembro a 9 de Dezembro na África do Sul.
Estou a seguir esta Conferencia através do blog da Quercus, do qual tenho lido bom bastante atenção o que se passa em Durban.
Deixo-vos um video sobre como perceber a Cop17 em 3 minutos (apenas em inglês)
A atitude dos E.U.A. nesta Conferencia
Os E.U.A. acreditam que as metas de mitigação colectivas são suficientes para evitar que a temperatura suba mais dois graus, mas mantém a sua posição de evitar o aquecimento global.
Como os E.U.A. já cumpriu a sua meta, o governo de Obama diz que não precisa de lidar com a questão das alterações climáticas pois o senhor presidente já não está no cargo em 2020 despachando assim as suas obrigações para o governo seguinte.
Esta atitude é muito má principalmente quando o E.U.A. é um país muito influente.

No dia 04/12/2011 alguns jovens ingleses publicaram um pequeno video sobre como estavam a decorrer as negociações nesta cimeira.

Durante esta cimeira foram divulgados os resultados da avaliação do comportamento entre os 58 países industrializados e o nosso país manteve a 14ª posição na classificação final global, na componente de tendências de emissões ficamos em 22º lugar, na componente de níveis de transições ficamos em 14º lugar e na componente das politicas climáticas ficamos em 20º lugar.
Esta avaliação foi realizada para integrar o Climate Change Performece Index para trazer uma maior transparência das politicas climáticas internacionais. Este índice é da responsabilidade da GermanWatch e da Rede Europeia de acções climáticas.

Um aspecto que gostei imenso foi o descurso da nossa ministra em Durban. Portugal está sem dúvida num bom caminho.
Durante estes dias da cimeira gostei a forma de protesto/pressão realizada numa praia em Durban, os dois mil jovem realizaram um bom trabalho com a campanha TCK TCK TCK.

Espero que amanha (09.12.2011), último dia desta cimeira, exista um acordo global definitivo para melhorar a nossa luta contra as alterações climáticas.
Deixo-vos com os vídeos Momentum for Change da UN climate change

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Frutas e legumes da época - Janeiro

Legumina Podcast - Episódio 2 - O que são óleos essenciais